Pesquisar

(51) 98456-4614

Você ouviu falar em bisfenol-A?

Pois essa substância, encontrada em algumas embalagens plásticas (mamadeiras, copos, pratos, brinquedos), tem movido uma caça às bruxas pelas autoridades de saúde.

É que ela é capaz de desregular hormônios sexuais e até fomentar alguns tipos de câncer. Não bastassem essas provas, que já justificam o compromisso das indústrias nacionais e estrangeiras de erradicar o componente nos próximos meses, outra suspeita recai sobre ela: a de patrocinar ataques cardíacos, como sugere um trabalho da Universidade de Exeter, na Inglaterra: "Embora o bisfenol-A se mostre, pelas estatísticas, um fator de risco independente, é mais provável que seja um elemento adicional a condições como tabagismo e colesterol alto", diz o epidemiologista David Melzer. 

 

O QUE DÁ PARA FAZER 

■ Não compre produtos enlatados ou com embalagem plástica danificados ou amassados — isso facilitaria a contaminação do alimento. ■ Quando for comprar copos, pratos ou garrafas de plástico, repare no símbolo de reciclagem estampado na embalagem na parte inferior. Prefira os que não têm os números 3 e 7, que teriam maior concentração de bisfenol-A. 

■ Não coloque bebidas ou alimentos muito quentes em recipientes plásticos, nem os leve ao forno ou micro-ondas.