Pesquisar

Novas descobertas sobre a vitamina D

Estudos recentes têm demonstrado a associação entre a deficiência de vitamina D a diversas doenças. Há, inclusive, uma certa polêmica relacionando

essa deficiência ao uso de protetor solar. No meio dessa enxurrada de informações fica você. E o surgimento de dúvidas é inevitável. 

O que fazer? Parar de usar filtro solar? 

Acredito ser importante destacar alguns aspectos da importância dessa vitamina, de como diagnosticar sua deficiência e de como é o tratamento. 

Classicamente, sabe-se do papel da vitamina D no metabolismo dos ossos. Ela está envolvida na absorção de cálcio e é fundamental na prevenção e tratamento da osteoporose. Os últimos estudos, porém, relacionam a vitamina a doenças como: depressão, desenvolvimento infantil, hipertensão e outras doenças cardiovasculares, dores musculares, síndrome da fragilidade do idoso, quedas, tuberculose e alguns tipos de câncer. Há também um grupo de estudos que relaciona a deficiência da vitamina D ao aumento na mortalidade geral. 

Estão em maior risco de apresentar a deficiência: idosos, sedentários, negros, pessoas com osteoporose ou que se exponham pouco à luz solar direta. 

O diagnóstico da deficiência é bastante simples e é feito através da dosagem da forma 25 (OH) - vitamina D no sangue. Quanto ao tratamento, o mesmo se dá através da ingestão de Vitamina D3 em doses semanais e após diárias preventivas. Geralmente, pede-se que o paciente mande formular a dosagem específica, já que grande parte das vitaminas D no mercado vem associada à vitamina A, que em excesso, pode acabar prejudicando os ossos. 

O custo do tratamento é acessível, em torno de 15 a 20 reais. Apesar de seguro, o tratamento exige acompanhamento médico. 

Quanto à prevenção, ressalto a importância da exposição solar diária pela manhã, antes das 10h. A quantidade de exposição varia entre as pessoas, mas cerca de 20 minutos são o bastante para a maioria das pessoas. Na alimentação, os peixes merecem destaque, como sempre. Uma das fontes mais ricas da vitamina é o antigo óleo de fígado de bacalhau, que muitos de vocês tomaram forçadamente. Atualmente, a dose diária recomendada para idosos é de 800U.

Ah, e o filtro solar? Use-o diariamente. 

Dr. Leandro Minozzo - CRM 32053
Mestre em Educação - Clínico Geral - Especialização em Geriatria pela PUCRS
Pós-graduado em Nutrologia pela ABRAN