Pesquisar

Combata o colesterol ruim (LDL) através da alimentação

O HDL colesterol, conhecido como “colesterol bom” ou lipoproteína de alta densidade, é um tipo de colesterol que ajuda a limpar o excesso

de colesterol da parede das vasos sanguíneos. Ele leva esta gordura que está sobrando  – a qual pode ser usada para formar as placas de gordura que causam doenças coronarianas – de volta ao fígado para ser processada.

Alimentos que ajudam a baixar o colesterol ruim (LDL)

 

•ABACAXI, MAÇÃ E TANGERINA: estas frutas deverão substituir uma das refeições, preferencialmente o desjejum; na primeira semana, use o abacaxi; na segunda, a maçã e na terceira, a tangerina. Na quarta, repete-se a primeira e assim vai se revezando.

•ALHO: amasse 2 dentes de alho e deixe-os de molho em um copo de água por 6 horas, coe e tome até 3 vezes ao dia. Também pode-se tomar uma cápsula de alho (encontradas em farmácias), duas vezes ao dia.

•BERINJELA: pique a berinjela, deixe-a de molho na água, coe e tome esse suco misturado com o suco de três limões em um litro de água, 3 copos ao dia.

•CEBOLA: ingerir a cebola na alimentação, abundantemente, menos de forma frita.

•CENOURA: beba um copo de suco de cenoura, uma hora antes do almoço ou coma uma cenoura crua, também antes do almoço.

•CHOCOLATE AMARGO: o leite e a manteiga de cacau acrescentam doses de gordura saturada na guloseima que provoca arrepios de desejo, principalmente nas mulheres. Mas o chocolate amargo pode fazer parte da sua dieta, porque é rico em flavonóides (substâncias que diminuem o LDL). Diariamente, inclua 30g como sobremesa. Só não vale compensar: a porção de hoje não fica acumulada para amanhã, ou seu organismo não dá conta de aproveitar os benefícios.

•LIMÃO: faça a chamada “cura do limão”, que funciona assim: no primeiro dia, utilize o suco de um limão, no segundo dia, o suco de dois limões, no terceiro, três e assim por diante, até chegar a dez. Quando chegar o décimo dia, ir regredindo, até chegar novamente a um limão. Esse suco deve ser sempre diluído em água e bebido ao longo do dia.

•LINHAÇA: a semente é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares e evitar coágulos, ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom). Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal.

•VINHO: a ingestão moderada da bebida (uma a duas doses por dia) promove elevação de aproximadamente 12% nos níveis de HDL, colesterol bom, semelhante à encontrada com a prática de exercícios. A maioria dos efeitos protetores do vinho tinto são atribuídos aos flavanóides, que possuem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-coagulante plaquetária.