Pesquisar

Os cuidados com a pele dos idosos

A pele é constantemente exposta a fatores como raios solares e poluição que, associados ao envelhecimento, prejudicam

a sua vitalidade.

Na terceira idade, é preciso ter mais atenção, já que o órgão fica mais fino e com menos elasticidade. Confira alguns cuidados que devem ser mantidos.

O dano causado pelos raios solares ultravioletas é cumulativo e mais perigoso, portanto, para os idosos, é muito frequente o aparecimento de manchas e lesões provocadas pela exposição ao sol. Dessas, a mais grave é o câncer de pele, o que torna indispensável proteção com filtros solares. 

O ideal é utilizar um filtro com fator de proteção acima de 30 e reduzir ao máximo o tempo de exposição ao sol, repetindo sua aplicação sempre que esse tempo ultrapassar uma hora. Também se deve optar por horários em que os efeitos são menos nocivos, como início da manhã até às 10 horas e final da tarde, após às 16 horas.

Outra dica muito importante é associar ao filtro o uso de boné, chapéu, óculos e sombrinha, pois o rosto é a parte mais delicada e deve estar sempre bem protegida.

A pele do idoso é naturalmente mais seca e menos elástica. A dica - e isso vale também para os homens - é passar hidratante para pele seca logo após o banho sobre todo o corpo ainda úmido para aumentar a absorção do creme.

Beber bastante água todos os dias faz com que o organismo fique mais equilibrado, mais resistente, funcionando melhor em todas as suas áreas.

O organismo, recebendo pouca água, fica desidratado. Cansaço, indisposição, pele seca, cabelos secos, dores de cabeça, problemas digestivos, inflamações, cistites, formação de cálculos (pedras), alterações da pressão arterial, da circulação, do sistema hormonal, irritabilidade e insônia são alguns exemplos do que pode acontecer para quem bebe pouca água.

Você deve beber de dois a quatro litros de água por dia. Nunca menos de dois litros. A quantidade depende da temperatura do dia, da atividade que você realiza, se faz muito ou pouco esforço físico e se trabalha exposto ao sol ou na sombra.

Adriana Seibert de Oliveira
www.ipasemnh.com.br