Pesquisar

Benefícios e propriedades medicinais da LOSNA

Usada desde a antiguidade, a LOSNA é planta medicinal – também conhecida por absinto, erva-do-fel, erva-de-santa-margarida, erva-dos-velhos e erva-dos-vermes – originária da Ásia, Europa

e Norte de África. No Brasil ela é cultivada em hortas, jardins e locais  agrestes próximo do litoral.

A Losna é uma erva aromática que pode viver até dez anos e apresenta um sabor amargo.

CHÁ DE LOSNA

Adicione 20g de folhas para cada litro de água fervida e tome uma xícara de chá antes de cada refeição principal.

INDICAÇÕES:

A Losna apresenta diversas propriedades, entre elas: abortiva, afrodisíaca, digestiva, estimulante, febrífuga, fortificante, tônica, vermífuga.

É indicada, também, para casos de anemia, anorexia, aumento de apetite, ativar a circulação, aliviar a azia, cólicas intestinais, cólicas menstruais, gases, indigestão. Ela atua no estômago, para estimular a secreção gástrica, biliares, pancreáticas e fígado. Combate também os vermes e é um ótimo repelente de piolhos.

O absinto, como também é chamada, é recomendado como um tônico do aparelho digestivo e tudo isso deve-se à substância absintina, com sabor amargo, mas com efeito benéfico na atonia digestiva e constipação.

As folhas devem ser colhidas logo que apareçam os primeiros sinais de formação de órgãos reprodutores, evitando assim a perda dos seus ativos. A colheita de flores deve ser feita imediatamente ao seu aparecimento.

Em termos de conservação, a losna deve ser conservada seca e para isso deve-se colocar as folhas e flores estendidas em local ventilado, afastadas da luz solar, devendo depois ser conservada em caixas de madeira.

EFEITOS COLATERAIS:

Quando consumida em excesso, poderá provocar tremores, convulsões, tonturas, delírios, dependência, perdas de conhecimento, destruição dos glóbulos vermelhos, alucinações e danos neurológicos permanentes.

Deve usar apenas a dose recomendada e durante o tempo estipulado para o tratamento. Não é recomendada a grávidas e pessoas que normalmente têm irritações gástricas e intestinais. Deve evitar também a losna em casos de vermelhidão, irritação e coceira de pele.