É a inflamação da fáscia plantar (faixa ampla de tecido fibroso que vai do calcanhar até o ante pé), sendo essa a causa mais comum de dores nos pés
em adultos e na terceira idade.
Possíveis causas de fasceíte plantar: uso de sapato de salto alto e/ou de calçados inadequados, excesso de peso, má distribuição do peso do corpo nos pés, patologias ortopédicas, desvios posturais dos ossos dos pés, sobrecarga no tempo de caminhar, de subir e descer escadas ou de ficar em pé sem apoio plantar adequado.
Quando se usa sapato de salto alto por um longo período de tempo, a fáscia pode se encurtar e a dor, nesse caso, se manifesta quando essa fáscia é alongada. Este tipo de dor acontece logo pela manhã à primeira pisada, após levantar-se da cama e caminhar descalço. Também poderá ocorrer dor nas pernas e nas costas (coluna lombar).
Durante as caminhadas de rotina, é possível desenvolver fasceíte plantar quando aumentamos a distância percorrida ou a frequência , além do uso de calçados inapropriados ou gastos que não proporcionam amortecimento suficiente para os calcanhares na caminhada.
Pessoas que tem o arco do pé excessivamente diferente do fisiológico têm chances de sofrerem de fasceíte plantar, e que pode estar associada ao esporão do calcâneo.
O principal sintoma de fasceíte plantar é a dor na planta dos pés ao andar e ao ficar em pé. Essa dor normalmente ocorre ao se levantar e apoiar completamente o pé no chão, pois na posição de descanso a fáscia está relaxada, e ao colocar o pé no chão e dar os primeiros passos, a fáscia é alongada.
Além do tratamento medicamentoso e de fisioterapia para fasceíte plantar, o uso de palmilhas posturais, ortopédicas, anti-impacto, desenvolvidas de maneira individual e personalizada a cada caso, está plenamente indicado e apresenta excelentes resultados no alívio dos sintomas, pois permite corrigir os desvios posturais e ortopédicos dos ossos dos pés, ou seja, o paciente estará pisando no tratamento.
O objetivo do uso das palmilhas é corrigir o estiramento da fáscia plantar e a descarga do peso corporal sobre os pés, proporcionando alivio da dor, segurança na pisada e conforto. Além disto, estaremos prevenindo a manifestação de outras dores e desvios posturais que acarretam desconforto físico