Pesquisar

DICA DE LEITURA: O poder do Hábito

Categoria: Lazer
on 03 Novembro 2014

Escrito por Charles Duhigg, repórter do New York Times, a obra é resultado de mais de 300 entrevistas com cientistas, psicólogos, executivos e acadêmicos. De uma forma simples e embasamento teórico, o autor descreve como descobrir o que está por trás dos nossos padrões de comportamento.

Segundo pesquisadores do MIT o hábito é composto por três etapas: primeiro, os gatilhos ou a deixa; depois, uma rotina ou comportamento; e, por último, a recompensa. Este ciclo – e sempre ele – é responsável por 45% das nossa rotina diária como escovar os dentes, dirigir até o trabalho ou cumprimentar o vizinho no elevador. Fazemos estas ações automaticamente, sem parar para pensar ou fazer escolhas. Simplesmente, executamos.

A chave para mudar estes hábitos, portanto, é descobrir este ciclo e substituí-lo por bons hábitos como praticar exercícios, ler mais ou ser mais produtivo.

Para Duhigg, quem estuda a ciência dos hábitos consegue também influenciar pessoas. Publicitários, líderes políticos, chefes de equipe ou mesmo um general do exército são exemplos incluídos no livro para mostrar como é possível modificar os hábitos de consumo das pessoas, a maneira de trabalhar de um time ou mesmo a forma de agir de toda uma sociedade.

Com uma leitura interessante que mescla ciência e comportamento, o livro mostra que transformar hábitos pode trazer impactos profundos na nossa vida e ser a diferença entre fracasso e sucesso. 

Formato: Livro
Autor: DUHIGG, CHARLES
Tradutor: MANTOVANI, RAFAEL
Idioma: PORTUGUES
Editora: OBJETIVA
Assunto: ADMINISTRAÇÃO - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL