Pesquisar

A importância de cuidarmos do nosso corpo

O nosso corpo, como tudo na vida, depende de cuidados. Para podermos usufruir de nossa saúde por muito tempo, devemos nos preocupar com algumas tarefas diárias. 

 

A primeira delas é a nossa respiração: nosso piloto automático está cada vez pior e muito disso devido ao estresse da vida moderna. Para respirarmos melhor, é muito simples: basta inspirar pelo menos quatro segundos e expirar o dobro. Assim, nosso corpo irá aproveitar melhor nossa energia que é o oxigênio.

Outro muito importante é ingerir muita água. Nosso corpo é composto de pelo menos 70% de água. O ideal é beber um pouco por várias vezes durante o dia. A água é o elemento da natureza responsável por limpar e hidratar o nosso corpo. Às vezes, uma dor de cabeça pode estar associada à falta de água.

Em terceiro lugar, a alimentação: comer pouco várias vezes ao dia e aumentar o consumo de frutas e verduras que são excelentes fontes de vitaminas e minerais. Através da alimentação, abastecemos nosso corpo e por isso precisamos nos preocupar com a qualidade de nossos alimentos.

Quarto: exercitar-se! O nosso corpo precisa de movimento, pois sem ele envelhecemos muito rápido e entramos em decadência. 

Através do exercício físico, conseguimos obter vários benefícios, como fortalecimento de ossos e articulações, enrijecimento dos músculos, maior flexibilidade, ajuda a perder as gorduras do corpo, diminuição do colesterol e aumenta o colesterol bom, melhora o diabetes, auxilia na prevenção de inúmeras doenças, regula as substâncias do sistema nervoso, diminui o estresse, melhora o fluxo de sangue ao cérebro e reduz a ansiedade. 

Enfim, além de prevenir todos esses problemas, o exercício também ajuda na recuperação de depressão e autoestima.

Por isso, precisamos cuidar do nosso corpo, pois se o deixarmos estragar não temos peças de reposição. E para vivermos muitos anos com saúde, precisamos nos cuidar. 

Existem coisas que o dinheiro não compra e uma delas é a nossa saúde. Precisamos mudar e melhorar nossos hábitos a nossa rotina depende só de nós. Trocar um mau hábito por um bom hábito é uma atitude inteligente.  

 
Fabiano Giacomolli - Crefito 57237
Fisioterapeuta da Clínica de Fisioterapia do IPASEM-NH