Pesquisar

Sexualidade é saúde e não é apenas sexo!

Por mais indecoroso que o título desse texto possa parecer, é preciso refletir sobre a sexualidade na terceira idade. Carregamos nossa sexualidade ao longo de nossa vida e

desconsiderar esse aspecto é uma injustiça enorme com os idosos. Para começar, é necessário deixar bem claro que  sexualidade é um conceito muito maior do que o ato sexual em si. Ela envolve todas as manifestações de gênero, como o fato das mulheres usarem batom e os homens cuidarem da sua barba e cabelo. Partindo desse pressuposto, pode-se dizer que é possível vivenciar uma sexualidade saudável mesmo sem relações sexuais. Um exemplo disso são as milhares de senhoras viúvas que optam por não ter mais companheiros e nem por isso deixam de andar belas e bem-cuidadas.

Enfim, é um tema que desperta a curiosidade de idosos e há muito pano para manga. Resolvi, então, deixar alguns tópicos bem práticos e diretos. Pelo que escuto no consultório e como palestrante sobre o assunto, vejo que falta muito conhecimento e sobra muito medo em levar problemas dessa esfera para o médico. Deixo o conselho para que vençam qualquer tipo de vergonha e procurem orientações. Sua qualidade de vida e a de seu companheiro ou companheira podem melhorar bastante!

1) Há tratamento para o tão comum ressecamento vaginal após a menopausa. As relações sexuais não precisam ser dolorosas. Além disso, esse tipo de tratamento pode diminuir as infecções urinárias e a incontinência urinária.

2) Medicamentos para tratar impotência sexual são seguros. Apenas pacientes com problemas cardíacos graves, que não conseguem realizar esforços como subir dois lances de escada ou aqueles que usam nitratos (como o Isordil ou Monocordil) apresentam riscos e não devem fazer uso. Converse com seu médico sobre o assunto.

3) Preste atenção: diversos medicamentos podem causar impotência sexual ou problemas para atingir o orgasmo. Às vezes uma simples troca pode fazer toda a diferença.

4) Dance! Trata-se de uma das mais intensas manifestações de sexualidade, trazendo enormes benefícios à saúde!

5) Com o envelhecimento, o homem precisa de muito mais estímulo para atingir a ereção completa e a mulher, para conseguir preparar-se para a relação. Logo, são necessários muito carinho e paciência de ambas as partes!         

6) Se a desculpa para não usar preservativo (camisinha) é a dificuldade em manter a ereção satisfatória, converse com o médico e use medicamentos para impotência. O custo por comprimido hoje é de menos de 10 reais. Não fique dando desculpas e não brinque com o HIV. Para as mulheres, que precisam se impor sempre, há também a possibilidade da camisinha feminina.

Dr. Leandro Minozzo - CRM 32053
Mestre em Educação - Clínico Geral - Especialização em Geriatria pela PUCRS
Pós-graduado em Nutrologia pela ABRAN